segunda-feira, 26 de outubro de 2015

SAINT SEIYA SOUL OF GOLD

Olá leitores!

Faz um tempo que já acabou, mas gostaria de falar um pouco sobre Saint Seiya Soul of Gold.
Para quem não sabe, é um novo animê de Os Cavaleiros do Zodíaco que conta uma aventura exclusiva dos Cavaleiros de Ouro em 13 episódios. A periodicidade era 1 episódio a cada duas semanas.

Vamos ao post!

Toda vez que é anunciado algo novo de CDZ eu fico muito animado, pois foi com esta série que comecei a gostar de animês e mangás (eu aprendi a ler mangá com CDZ quando eu tinha uns 6 ou 7 anos). O mangá de Saint Seiya é algo que marcou muito a minha infância, e eu tenho um carinho muito grande pela série. Não é o melhor mangá que eu já li, mas é um dos meus favoritos.


Mas uma coisa que sempre me incomodou foi a adaptação para animê da série. Quando eu era criança eu achava legal, pois não entendia o conceito de filler (achava muito estranho algumas coisas na versão animada) e não percebia o quão enrolado era um episódio.

Este ano foi anunciado e já transmitido o Soul of Gold. Quando vi que teria o Aiolia de Leão como personagem principal já fiquei animado, pois ele é um dos meus Cavaleiros de Ouro favoritos.
Quando foi divulgado que a história se passaria em Asgard e os inimigos eram os Guerreiros Deuses já fiquei com um pé atrás. O novo anime tratava-se de um FILLER DE UM FILLER.
Mesmo assim, mantive minhas esperanças.


A história se passa logo depois que os Cavaleiros de Ouro morrem ao destruir o Muro das Lamentações no Hades/Inferno. O que deixou a história muito estranha. Aiolia fica muito preocupado que ele tem que voltar para ajudar Atena, mas ele descobre que não tem como ele sair de Asgard. Então ele simplesmente DESISTE.

Bem normal de um CAVALEIRO DE OURO, não?

Eu acho que o enredo seria mais fácil de engolir se essa história se passasse uns 20 vinte anos depois da Saga de Hades num tempo de paz ou algo parecido, pois os eventos dessa série ocorrerem ao mesmo tempo que a Saga dos Elíseos não faz sentido nenhum. Isto se deve ao fato de:
A) A Saga dos Elíseos demora algumas horas e acontece logo após a morte dos Cavaleiros de Ouro
B) Soul of Gold é uma história que demora DIAS em Asgard
Afinal Seiya e os outros esperaram DIAS pelas armaduras de ouro enquanto lutavam contra Hypnos e Thanatos...

E que tal os Cavaleiros Deuses que não usam as mesmas armaduras que os do filler do animê original? Então existem outros 7 Guerreiros Deuses além dos 8 que já tinham aparecido?
Aonde eles estavam durante a Saga de Asgard? (Uma explicação decente bastava...)

Guerreiros Deuses

A Armadura deles até que era legal, e foi bacana eles usarem armas. Mas era óbvio que nenhum deles tinha chance contra os Cavaleiros de Ouro.
As cenas dos Cavaleiros perdendo/tendo dificuldade eram simplesmente para deixar o episódio mais demorado. O conceito de que Yggdrasil deixava eles mais fracos foi bacana, mas podia ser melhor explorado para não ficar forçado.

Os Guerreiros Deuses até que eram interessantes.
Aparecer Sigmund, irmão de Sigfried foi bacana. Ter um Shaka Genérico no outro time também (Baldr). O Frodi ajudar no final foi algo meio previsível, mas deixou a obra melhor. O mistério todo que fizeram sobre quem era Utgarda me deixou com vontade de ver os próximos episódios. Surtr ter um passado triste junto de Camus enriqueceu a história.


As lutas em geral até que foram boas, mas não passavam aquela emoção costumeira de CDZ. A luta do Saga foi a única que foi legal mesmo. A animação ruim da série quebrava um pouco o clima. Mas valiam a pena para ver as Armaduras Divinas de Ouro.

O grande problema de Soul of Gold é que ele não tem enredo. Fica até difícil você explicar para alguém o que aconteceu nessa série, porque de certa forma só teve lutas. Tudo o que foi apresentado foi raso demais para ser guardado pelo telespectador. Todos os diálogos são expositivos, e a personalidade dos Cavaleiros de Ouro não batem muito com a da obra original.

O que RAIOS é isso?
Claro que ver o Máscara da Morte se redimir com suas ações foi um ponto alto (a mesma coisa com o Afrodite), mas só este tipo de coisa não foi suficiente.

O vilão, Loki, não é muito bem trabalhado, pois ele só é revelado pra luta final. Saturno de SS Omêga é melhor trabalhado do que Loki. Sim, o vilão de Omêga é MELHOR!

Sem contar que a luta final conta com um Deus Ex Machina digno de uma mangá da década de 70, como em Sakikage!! Otokojuku.
No fim, Loki não tinha chance alguma contra os 12 Cavaleiros de Ouro juntos.

Tá, até que foi legal Soul of Gold
Poseidon chega e diz que vai mandar as armaduras para Seiya e os outros.

Só vim aqui pra dizer que esse filler fez todo o sentido!

E o animê  acaba, fim! Mal dá pra ver que o mundo foi salvo e a tela fica preta.

Soul of Gold recebe um 4/10 no máximo. Bem, dá pra assistir pelo menos, mas nem o saudosismo ajudou muito. Pelo menos ele foi menos clichê e repetitivo que o animê original em alguns aspectos.

TOEI, por favor faça um animê bom de CDZ! Ou dá os direitos pra outro estúdio.
Não dá mais pra vocês pisarem num mangá tão importante quanto Saint Seiya.

Lembrando que o sorteio do primeiro volume de JoJo ainda está valendo:Informações no final deste post!

Outros posts do blog sugeridos:
OVERcast Saint Seiya Omega
A Velha Santíssima Trindade

Espero que tenham gostado,
Não esqueçam de dar aquela força comentando, compartilhando com seus amigos  e curtindo a nossa página no Facebook.

Até o próximo post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário