quarta-feira, 7 de outubro de 2015

DARK SOULS

Olá leitores,

Este post aqui vale como a postagem de setembro, eu não tive tempo de postar antes.

Faz tempo que eu não falo de videogame, e estou muito feliz de poder falar de um jogo tão importante pra mim... DARK SOULS!!

De agora em diante, o blog vai falar mais vezes de videogame do que era de costume.

Prestem atenção que no final da postagem terá detalhes do SORTEIO que eu disse na postagem passada!

Bem, vamos ao post!

Much death very difficult such game WOW
Eu lembro que comprei este jogo quando ele saiu para o meu X360, mas acabei não dando muita chance e joguei outros jogos que tinham saído junto na época.
Eu acabei esquecendo de jogar, e quando vi uma promoção na Steam da versão Prepare to Die Edition, eu tive que comprar.

De certa forma agradeço de ter jogado Dark Souls só agora, pois sinto que hoje tenho uma habilidade melhor de entender a obra de arte que é esse jogo.

Eu considero esse jogo, junto de Demon's Souls e Bloodborne, jogos inovadores que mudam a sua visão do que faz um jogo bom.

Existem algumas características do jogo que eu gostaria de descrever aqui neste post.

The Chosen Undead (Você)

Vou tentar ser sucinto, pois Dark Souls é um assunto complexo que merece mais posts do que este até.

Um grande fator do jogo é a imersão que ele causa, pois não existe "Ah, vou jogar Dark Souls por 20 minutos". Os menus simplificados e a ausência de um botão de pause te fazem esquecer que você está jogando algo. Não estaria exagerando dizendo que você vive o jogo. Os menus de seleção de armadura, armas, level up e de magias te dão poucas informações sobre a mecânica do jogo. Você aprende a lidar com esses menus é através do uso.
O problema disso é que quando você for jogar outros jogos que são cheios de pop-ups te ensinando a jogar o jogo, você vai se estressar um pouco e falar: "Tá bom, já entendi! Eu não sou retardado! Me deixe jogar pelo amor de Deus!"

Para entrar em mais detalhes, eu diria que a imersão que Dark Souls causa se deve a duas coisas:

#1 - DIFICULDADE:
Se você já ouviu falar da franquia Soulsborne, com certeza já ouviu falar de que é muito difícil. Cada movimento no jogo importa, qualquer erro e você morre. É impossível jogar esse jogo com o button-mashing comum da maioria dos jogos de aventura. Você tem uma barra de estamina que você deve cuidar a todo momento, pois ela que define quantas vezes pode-se atacar e bloquear.

Sem contar que os inimigos não perdoam qualquer abertura na sua guarda, até mesmo o inimigo mais fraco tem capacidade de te matar. O nível de estresse que você adquire ao segurar o controle te faz criar uma PRECISÃO CIRÚRGICA ao jogar.
Eu já disse que se você morrer você perde toda a XP (Souls) que você acumulou desde a última vez que você subiu de nível? Não se preocupe, a sua XP vai estar te esperando um pouco antes de onde você morreu (se você morrer de novo você perde a experiencia de vez). Seria uma pena se você morresse ao tentar pegar de volta não é? (PREPARE TO DIE!!)

Sem contar os chefões, que como os inimigos comuns, é importante decorar os ataques deles. Cada luta contra um chefão é uma grande odisseia, que envolve estratégia, velocidade e paciência.
E você pode me perguntar: "Mas Matheus, vale a pena passar por tudo isso?"
Vale sim, e muito! A sensação de recompensa depois de cada parte difícil é enorme! Você se sente o maior jogador de videogame de todos os tempos.

Gwyn, Lord of Sunlight and Cinder - Um personagem de backstory importantíssimo, falaremos num post futuro.

#2 - ENREDO E THEMING:
Dark Souls é famoso por a primeira vista, não ter muita história. Isto se deve ao fato de que nenhum NPC ou até mesmo o jogo segura a sua mão e te conta tudo o que está acontecendo.
Este tipo de acontecimento é errado!

Dark Souls tem uma história tão complexa que eu poderia dedicar o meu blog apenas a Dark Souls que eu teria muito conteúdo por bastante tempo. A história está escondida nas descrições dos itens, em alguns diálogos dos NPCs e até mesmo no cenário do jogo!
Compreender tudo é um trabalho árduo que requer horas de dedicação a esse jogo.
E sim, vale a pena! (Explicar mais sobre a história fica pra um próximo post!)

O jogo possui uma história ao estilo Dark Fantasy como no mangá Berserk.
Você se encontra num mundo em seus últimos suspiros e infestado de mortos vivos, demônios, dragões e homens cogumelo que estão a espreita a toda hora, prontos para te matar centenas de vezes.
Você está pronto para tentar salvá-lo? Ou quer acabar com a agonia tirando os últimos suspiros de tudo que ainda está vivo? A escolha é sua. Suas escolhas realmente importam e tem consequências.

O que eu gosto muito em Dark Souls é que nada é o que parece. Uma missão inicial é na verdade uma grande jornada. E você não pode confiar em ninguém, as aparências enganam. Este é o theming do jogo. Acho que são raros os jogos que tem uma temática tão adulta quanto Dark Souls.

Knight Artorias, the Abysswalker - Minha luta favorita do jogo, ele põe a prova todas as suas habilidades

Dark Souls é interessante em tantos aspectos e de tantas maneiras que eu não consigo colocar em palavras.

Ele é a fusão de uma história maluca com uma dificuldade insana num mundo medieval apocalíptico.
O gráfico do jogo é de certa forma simples, mas é muito bonito e atmosférico.
Diria que alguns trechos do jogo parecem tirados de pinturas.
O level design é trabalhado de forma genial, pois o mundo inteiro faz sentido. Desde o tutorial até a o mapa do último boss. Tudo se interliga e requer que você explore. Você acaba descobrindo atalhos que te facilitam muito durante o jogo.

O próprio fato de você explorar torna o jogo muito interessante, pois não existe nenhuma seta gigante vermelha te apontando o que você deve fazer ou até mesmo um texto na tela te lembrando: "Mate X/Chegue Até Y/Jogue o jogo!"

Black Dragon Kalameet - Uma das lutas mais visualmente bonitas de todas. O fogo negro que Kalameet cospe parece com um céu estrelado. 

Explorar os mapas e encontrar chefões incríveis como Chaos Witch Queelag, Crossbreed Priscilla (Waifu!), Seath the Scaleless, Great Gray Wolf Sif (Much feels), Four Kings, Ornstein e Smough, Artorias the Abysswalker (a luta mais legal do jogo), Black Dragon Kalameet, Manus, the Father of the Abyss, entre outros, fazem valer a pena cada centavo pago e cada gota de suor investida em Dark Souls.

Nota: Sólidos 9,8/10.
Existem poucos defeitos como bugs e cenas que são injustamente difíceis no jogo que são pequenos defeitos, mas que não deixam de tornar Dark Souls numa obra prima e um dos jogos mais importantes já lançados para videogame.

VEREDITO: DARK SOULS É EXCELENTE E PRAISE THE SUN!

PRAISE THE SUN!












Agora vamos falar do sorteio:

Eu irei sortear o primeiro volume do JoJonium Americano:

                                                


O volume está muito legal, contém páginas coloridas e é o inicio da saga da família Joestar. É um item de se ter orgulho de estar na sua prateleira. Eu tenho Phantom Blood completo neste formato e recomendo! Agora você pode começar a sua coleção também!

Para participar basta postar em seu Facebook qualquer postagem do blog recomendando ele a seus amigos, marcando a nossa página. É necessário curtir a página para participar.
A recomendação mais criativa ganhará. O resultado será anunciado dia 31/10!
Não deixe de participar!

Espero que tenham gostado!
Não esqueçam de dar aquela força compartilhando o blog com os sues amigos, comentando e curtindo a nossa página no Facebook!

Até o próximo post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário