quinta-feira, 10 de janeiro de 2019

OVERLORD 1ª Temporada/Light Novels

Olá Leitores,

Em 2015 eu estava navegando pela internet quando me deparei com este vídeo:

Acabei me interessando por este animê que nunca tinha ouvido falar chamado OVERLORD e fui assistir. Para minha sorte, a primeira temporada tinha acabado a poucos dias então pude maratonar seus 13 episódios. Na época estava jogando pela primeira vez Dark Souls, e ter como um personagem principal um esqueleto me atraiu bastante.


OVERLORD é um animê que atualmente conta com 3 temporadas com 13 episódios cada. A série é uma adaptação das Light Novels escritas por KUGANE MARUYAMA, que também renderam uma adaptação em mangá.

A história se passa em 2126, ano em que DMMORPG são muito populares. Trata-se de um MMORPG inteiro em realidade virtual. E o mais famoso entre estes jogos é o Yggdrasil. Neste jogo o personagem principal, Suzuki Satoru, é o líder de uma das maiores guildas do jogo. A famosa Ainz Ooal Gown. Ele é um Esqueleto no nível máximo (100) Elder Lich Mago com o nickname de Momonga.

Com o passar dos anos, os 41 membros foram parando de jogar e ele ficou com a guilda e os NPCs praticamente só para ele, a famosa Grande Tumba de Nazarick nunca antes conquistada por outros jogadores.
Depois de 12 anos de abertura do jogo, finalmente chega o dia de fechamento dos servidores. Só 1 dos outros membros decide entrar no jogo nesse dia, mas resolve sair antes do fechamento oficial.

Momonga agora sozinho fecha os olhos enquanto espera ser desconectado do jogo, mas quando abre, descobre que ele está dentro do jogo. Os NPCs agora tem vida e ele se encontra num mundo diferente do jogo. Ele só quer continuar cuidando da guilda e dos NPCs criados por seus amigos, algo que é muito fácil para ele pois devido ele estrá no nível máximo ele é basicamente um Deus. Será quer seus amigos estão neste novo mundo? Momonga muda seu nome para o nome da guilda, Ainz Ooal Gown, para  chamar a atenção deles. Ele também tenta descobrir se existem outros jogadores, e sempre toma medidas para deixar Nazarick protegida.  Diferente de muitas histórias do mesmo gênero, ele não demonstra vontade de voltar ao mundo real.

Este é um resumo bem básico de OVERLORD, e a série é bem mais do que isso.

Todos os personagens tem designs interessantes

No que terminei de ver a primeira temporada, fui pesquisar mais sobre a franquia e descobri os livros. Acabei começando a ler eles só recentemente. Foi minha primeira experiencia com Light Novels, e adorei.
Eu tenho que agradecer a OVERLORD por ter me aberto a este mundo de light novels, pois me abriu a outras obras como Goblin Slayer (a qual já estou lendo), That Time I Got Reincarnated as a Slime e Durarara!!.

Algo que gostei muito nos livros é que é uma leitura dinâmica, você não cansa e não enjoa de ler. Eu li os 3 primeiros livros seguidamente mal posso esperar para começar os próximos. Li todos no meu Kindle, e quando vi já tinha devorado o livro.
Eu tinha perdido um pouco do meu hábito de leitura devido ao trabalho somado com a faculdade, pois tinha que ler muitos artigos e livros técnicos, mas Overlord me ajudou a recupera-lo.

Eu comprei os livros na Loja Kindle da Amazon, e eles estão cerca de 30 reais cada. É um preço bem justo pela qualidade do livro. Os livros estão em inglês e tem uma leitura bem fácil, então imagino que seja para muitos uma boa maneira de aperfeiçoar a língua.

A primeira temporada cobre os três primeiros volumes: The Undead King, The Dark Warrior e The Bloody Valkyrie. Eu peguei no Reddit esta tabela para vocês terem noção de quais livros cada temporada cobre. (Thanks PlatinumDL)



Os livros do Overlord possuem muito mais detalhes que o animê e mostra todo o processo de raciocínio do Ainz por trás de cada ação. Enquanto muitas ações no animê simplesmente acontecem, nos livros mostram o que o Ainz planejou. O livro se passa muito mais em primeira pessoa. O legal do animê é que ele acaba dando uma certo ar de mistério nas coisas que são explicadas nos livros, então ambos se completam neste aspecto.

Outro detalhe é que nos livros já acontecem coisas e aparecem pessoas que só vão ser relevantes lá na frente, como por exemplo os Goblins do Vilarejo Carne já aparecem no volume 2 e A Princesa e Climb no livro 3.

As Ilustrações dos livros são sempre muito bonitas.

Sem contar que tem mais acontecimentos e personagens, como ter mais aventuras do Ainz como Momon, e personagens que não aparecem no animê como as duas irmãs da Albedo.

Agora vamos analisar 3 coisas em OVERLORD que me chamaram muito a atenção.

1 - Design dos Personagens e do Mundo

Algo que acho muito interessante em OVERLORD é que o autor não tem preguiça de desenvolver o mundo que a história se passa, nem as conversas dos personagens e nem os próprios personagens.
Ele toma tempo para descrever um a um, tornando a experiencia de entrar no mundo OVERLORD algo muito rico.

As descrições vão desde quais são os hábitos/religião/aspectos culturais de certo povo até o que passa na mente do oponente ao tentar lutar contra alguém da Grande Tumba de Nazarick.
Só existe um ponto negativo nisso, que para algumas pessoas, OVERLORD pode parecer um pouco enrolado.

Só que ele não é, tem muito chão a cobrir. Sem o desenvolvimento do mundo e personagens, a série não teria metade da emoção e pareceria um tanto genérica.
Além de tudo isso o mundo e os personagens são interessantes e ter esse quê de videogame deixa tudo mais legal.

2 - História

Para mim, OVERLORD tem uma história que se destaca entre as séries que eu gosto.
A cada coisa que acontece você fica com um gosto de quero mais e parece que as possibilidades são infinitas.

Ainz tem uma personalidade bem mundana, mas ao mesmo tempo com um eixo gravitacional que mexe e remexe com a história de maneiras muito criativas. As interações entre personagens de qualquer núcleo da história são trechos que sempre são bem vindos e nunca parece enrolação.
Tudo tem um propósito.

É sempre importante prestar muita atenção em cada ação dos personagens, pois uma simples poção que o Ainz entrega a uma humana tem implicações em acontecimentos futuros no decorrer da história. Realmente nada que é descrito é de graça, nada é desperdiçado.

Também algo que destaca esta série de muitas outras é que o personagem principal não o mocinho da história, ele tem seus interesses e mataria facilmente pra defender Nazarick. Só que ao mesmo tempo não dá pra chama-lo de vilão. Isto torna Ainz bastante humano e ao mesmo tempo desumano.

3 - Lutas

Como disse no começo, Ainz é um Deus nesse novo mundo. Então ele segue uma estrutura narrativa muito interessante, já que ele não está necessariamente "lutando" contra nenhum oponente. Mesmo sendo um mago seus pontos atribuídos a força indiretamente fazem com que ele seja mais forte fisicamente que o maior cavaleiro de um dos reinos. Então independente de se for uma luta de mágica ou de espadas, ele é virtualmente imbatível. Muitos dos oponentes dele não tem nem mesmo força ou equipamento para que registre dano nele.

 Aí você pode se perguntar: "Qual é a graça dos combates já que o personagem principal não faz esforço nenhum?" A graça é que o Ainz toda vez que luta está testando algo, e também nem está tentando lutar. Ele fala/raciocina bastante durante a luta. O fato de haver bastante diálogo durante a luta não atrapalha nem um pouco e fica bem mais fluído do que muitos outros animês/mangás que precisam do personagem sabichão e do orelha para explicar tudo o que está acontecendo durante a luta. Sem contar que o Ainz tem um grande ar cool nele que tudo o que ele faz na luta fica legal sem ser forçado.

E ainda há o contraste de, sem entrar muito em spoilers, de ele lutar com alguém que é páreo a ele. Ver o embate entre dois deuses que tem poderes mensuráveis e imensuráveis ao mesmo tempo. E ver que Ainz ter se dedicado ao jogo por tantos anos lhe dá uma vantagem estratégica enorme por conhecer praticamente tudo sobre o jogo. Este tipo de luta tem uma gravidade própria, diferente do resto da série.
Ver o Ainz lutando a sério é de tirar o fôlego.

Quando há lutas de outros personagens que não são de Nazarick também é muito legal ver que as habilidades diminuem bastante e dá pra ver as pessoas ralando mesmo pra matar algo que nem é tão forte assim. Enquanto os NPCs de Nazarick tem nível de 60 a 100, no mundo a fora ser nível 30 já te faz alguém digno de lenda.

E o fato deste mundo vir de um videogame torna as habilidades e magias muito interessantes.
Desde as artes marciais dos guerreiros até as inúmeras árvores de magias que existem, este mundo respira videogame.



Agora vamos falar mais um pouco sobre o Ainz.

Eu me identifiquei com Ainz em 2 aspectos, por mais que somos pessoas bem diferentes.

Primeiro que ele é alguém que tem paixão por jogos e ele atrai outras pessoas por isto.
Me identifiquei com isso pois sou mestre de RPG faz uns 7 anos já e adoro criar aventuras e ver meus amigos superando cada obstáculo de maneiras mirabolantes e muitas vezes engraçadas.
As memórias que você cria jogando com seus amigos são extremamente preciosas.

Ainz, ou melhor Suzuki Satoru, é alguém que assim como eu preza por essas memórias. E isto molda cada ação dele, pois ele  ama como um pai cada NPC criado por seus amigos e tem muito carinho e respeito pela guilda que criaram juntos. Ele tem uma lealdade imensa mesmo talvez nunca mais vendo estes amigos.

E segundo que na vida real Ainz estava dentro do mundo corporativo, assim como eu.
Ver ele lidar com muitas situações como um administrador/gerente é algo que achei muito legal e até mesmo engraçado. Ele lida com os NPCs usando de técnicas de gestão de pessoas, como se eles fossem funcionários e não servos.

Consegui me identificar bastante, já que geri alguns projetos dentro da empresa que trabalho e gosto muito de lidar com pessoas. Gosto de ficar pensando o que faria no lugar do Ainz.


Consigo dizer com todo meu coração que se você se interessou, você tem que ler/assistir OVERLORD.

A maneira mais fácil seria só assistir o animê, mas eu proponho a seguinte ordem se você pretende ler os livros também:
Veja a primeira temporada e depois leia os livros que ela cobre, só então parta pra segunda temporada e assim por diante.

Claro, você pode ver tudo e aí ler os livros. Só que eu acho que seria interessante assistir o animê da próxima temporada depois de ter lido os livros.
Imagino que dê pra pegar mais detalhes desta forma.


E é isto, OVERLORD é nota 10 pra mim. Tanto em livro quanto em animê.

Espero que tenham gostado!
Não esqueçam de dar aquela força comentando, compartilhando com seus amigos  e curtindo a nossa página no Facebook.

Queria agradecer ao Arthur do Blog Leigan! pela menção em seu post sobre CROWS que eu recomendei para ele. Fico muito lisonjeado com suas palavras.

Até o próximo post!

Don't miss it!

Nenhum comentário:

Postar um comentário