quarta-feira, 23 de abril de 2014

Mal Aproveitamento de Personagens Femininos

MAZIN GO!

Olá leitores!

Vocês já perceberam que em muitas histórias os personagens femininos são mal aproveitados?
Hoje tentarei debater sobre como algumas obras seriam melhores se houvesse um desenvolvimento melhor dessas personagens.

Começarei com um exemplo de dois personagens femininos dentro de uma única boa obra.
São Wihelmina "Mina" Harker e Lucy Westenra do livro Drácula, de Bram Stoker.
No livro publicado em 1987 as duas personagens são indispensáveis para grandes acontecimentos durante a história.


Lucy, por mais que não tenha uma parte tão grande na história, faz com que três homens criem coragem de enfrentar seus medos. Ela é famosa por ter uma natureza doce e pura, e ainda, ser muito bela. Isso lhe rendeu três pedidos de casamento no mesmo dia. Dentre Arthur Holmwood, Quincey Morris, e Dr. John Seward, ela escolheu Arthur.
Infelizmente, a garota de 19 anos foi a primeira vítima de Drácula. O amor que seus três ex-pretendentes sentiam por ela faz com que se unam com Dr. Van Helsing para derrotá-la quando transformada numa vampira.


Por mais que, como disse anteriormente, não "participe" tanto da história, ela serve para o leitor aprender quais são os sintomas de uma pessoa que recebe "visitas" de um vampiro. Além de ser o motivo para formar a equipe caçadora de vampiros, que buscam vingança de Drácula.

Já Mina Harker, auxilia seu marido Jonathan e os outros caçadores de vampiro citados anteriormente em sua busca pelo vampiro. Ela pode não ajudara diretamente na procura, mas ela sempre prepara janta e cuida dos ferimentos deles quando chegam exaustos da rua. 
Além de sempre tentar motivá-los a continuar tentando e combater seus medos. E, mesmo depois de Drácula ter criado um laço psíquico entre os dois, ela desiste. Ela usa seus "poderes" para ajudar a rastrear a criatura da noite.

Mina e Lucy são ótimos personagens, a presença das duas só enriquece a obra. Nunca gostei tanto de um personagem feminino como gostei de Mina Harker.


E agora citarei um personagem feminino mal-aproveitado,e consequentemente, ruim:

Sakura Haruno, uma das personagens principais de Naruto. Ela não faz muita diferença na história, e a maioria das coisas que acontecem com ela são desinteressantes. Para muitos, uma personagem bastante irritante.


Por mais que ela seja a médica da equipe e tenha uma grande força bruta, isso não faz mais diferença, pois ela é muito mal trabalhada.
Ela não é necessariamente um personagem ruim, mas qualquer evolução que ela passa para tentar alcançar Naruto e Sasuke soa completamente forçada.  Como se o autor estivesse tentando remendá-la.

A parte mais chata do Naruto Clássico
Seu objetivo principal era namorar com Sasuke. Depois, vira em ser tão forte quanto Naruto e Sasuke.
Ela poder até ser forte e determinada, mas não suficientemente marcante. Ela é egocêntrica e arrogante muitas vezes. Seus desenvolvimentos de personalidade só são interessantes quando acontecem logo depois dela quebrar a cara. (Vide, Sasuke dizendo que ela não consegue entender nem ele, nem Naruto, por nunca ter perdido ninguém importante.)


Menção Honrosa: Tenten (Naruto)

Como ela nunca fez nada, o texto sobre ela vai ficar aqui na legenda.

Com este post quero tentar mostrar que não interessa se uma personagem tem vários poderes e habilidades, se lhe falta carisma, background e uma motivação decentes, ela só é encheção de linguiça na história, pois é desinteressante.
Como mostrei em Drácula, Mina e Lucy ficam na "parte de trás" da história e ajudam muito mais no desenvolvimento da trama, do que a Sakura que "dá a cara pra bater" em cada desenvolvimento.

Essa é a diferença que trabalhar uma personagem faz numa série.

Espero que tenha gostado.

Deixe nos comentários se existe algum personagem que você considera mal aproveitado.
Não esqueça de compartilhar o blog com seus conhecidos e curtir a nossa página no Facebook .
Agora temos um grupo no Facebook para discussão dos tópicos do blog, acesse aqui!!

Até o próximo post!
Don't miss it!

Nenhum comentário:

Postar um comentário