terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

A Velha Santíssima Trindade

Olá leitores!

O texto da semana será sobre Dragon Ball Z, Os Cavaleiros do Zodíaco e Yu Yu Hakusho em relação ao seus respectivos animês.
Sempre houve discussões entre os fãs para definir qual é o melhor. É claro que varia de gosto pra gosto, mas em uma análise fria, qual deles cumpre melhor seu papel como animação televisiva?

Tentarei chegar a uma conclusão dando notas de 1-10 nos seguintes aspectos:
Roteiro:
Animação:
Direto ao ponto (sem enrolação/fillers):

Meu objetivo é tentar por em palavras o que os fãs da série achavam ruim de cada uma dessas séries, por mais que gostassem muito. Que é o meu caso, cresci assistindo os três.

Participante Nº1 - Yu Yu Hakusho

Yusuke, Kuwabara, Hiei e Kurama. 
O mangá foi publicado de 1990 até 1994, fechando 19 volumes no Japão. Seus 175 capítulos foram adaptados para 112 episódios no animê. A série possui quatro arcos principais.
Eu assisti Yu Yu inteiro legendado. Vi pouco quando criança, mas era muito interessante e eu gostava bastante. Na versão em que assisti a abertura e encerramento eram em japonês.
Dentre os três participantes é o mais curto. Não li o mangá, portanto não senti a presença de fillers. (E pelo que eu saiba, nem tem mesmo)
A história de Yusuke Urameshi, aluno de ensino médio bad boy que vira um "Detetive Espiritual"  foi bastante inovadora na época em que saiu com suas características de RPG/MMORPG. O que o torna diferente da maioria é que cada personagem tem um poder próprio. O reiki (poder espiritual) pode ser utilizado da maneira que o usuário quiser. Yusuke usa o Rei-Gun, ele atira seu reiki em bolas de energia. Já seu amigo Kuwabara transforma seu poder espiritual numa espada. Aparecem depois personagens com poderes como telepatia, criar qualquer objeto, ganhar poderes ao ingerir coisas/pessoas.

Roteiro: 9
Yu Yu Hakusho tem uma história interessante, cada arco se completa, ele mostra o desfecho da história de personagens que já cumpriram seu papel no enredo maior. Nenhuma informação dada é forçada, é fácil de "engolir" os fatos apresentados. A história só peca pelo final, que por mais que te deixe com vontade de mais, é pouco conclusivo. É aquele tipo de final em que você fica imaginando o que pode acontecer depois, não que isto seja ruim, mas poderia ter sido melhor trabalhado.
Animação: 8
Dentro das limitações da época a animação era muito boa, o único defeito eram cenas repetidas para representar tempo de luta. Músicas de abertura e encerramento muito boas! (Todas elas!).
Direto ao ponto: 10
Yu Yu Hakusho cumpre seu papel de forma rápida.
Total: 27



Participante Nº2 - Os Cavaleiros do Zodíaco

Ikki, Shun, Seiya, Shiryu e Hyoga.
Dos animês é o que eu menos gosto, por mais que seja o meu favorito (para você ver que estou sendo imparcial). Publicado de 1986 até 1991, Saint Seiya, como é chamado no Japão, possui 110 capítulos.
Na adaptação para animê foram necessários 114 episódios e 31 OVAs para cobrir o mesmo tanto de história (três grandes arcos). A grande quantidade de enrolação e fillers tornou a adaptação televisiva maçante e confusa. 
A invenção de novos personagens como o Cavaleiro de Cristal, Mestre Ares e os Cavaleiros de Aço tornam a linha do tempo e poder bagunçada.A mitologia grega está muito presente na série
Dentre os três participantes é o que foca mais mais na amizade e confiança entre os personagens.
Seiya, Ikki, Shun, Shiryu e Hyoga são garotos órfãos que são forçados a treinar arduamente para receberem as armaduras dos Cavaleiros de Atena. Com o passar do tempo criar um forte laço de amizade entre eles e amor por Atena. Eles lutam contra outros Cavaleiros e até mesmo Deuses para proteger sua Deusa e a paz e o amor na Terra.
Saint Seiya tem um enredo inteligente que deixa muitas coisas para que o leitor/telespectador imagine,talvez isto torne o grupo de pessoas que entendam e gostem da série mais seleto. 

Roteiro: 7
Boa parte do legal de Cavaleiros do Zodíaco é perdido no animê, as lutas ficaram chatas (Luzes voadoras e conversa demais). A Saga do Santuário se baseou em subir escadas. O Shun é um personagem ruim no animê, no mangá ele é um dos que tem a maior convicção do que é certo (para ele), ele não gosta de lutar, mas nem por isso ele é fraco. Ele só é muito puro, como é explicado melhor na Saga de Hades. As adaptações de que o Ikki sempre salva o Shun e a Saori sempre é pega pelo vilão facilmente estragam um pouco os personagens. Além de ficar repetitivo.
Animação: 8
As cores do animê são estranhas e diferem em alguns casos muito do mangá (O cabelo do Shun é castanho claro). Eles pularam algumas das evoluções das armaduras, deixando meio vago o aumento de poder delas. Graças ao estilo da animação,CDZ ficou com cara de Power Rangers. Aberturas e encerramentos muito bons! (que dão aquela boa sensação de nostalgia!)
Direto ao ponto: 7
Por mais que hajam fillers e enrolação, não é o suficiente para estragar o animê.
Total: 22





Participante Nº3 - Dragon Ball Z

Os Guerreiros Z: Goku, Gohan, Goten, Piccollo, Vegeta e Trunks.

O aclamado e campeão em questão de sucesso Dragon Ball Z. Ele marcou a infância de várias pessoas.
Ver o Goku ficar mais forte todo episódio e lutar contra inimigos que ameaçavam destruir a Terra que eram mais fortes ainda fazia todos sentarem na frente da TV ansiosos pelo próximo episódio.

É aí que entra maldade dos produtores.

O "Arco Z" (não existe esta separação no mangá) foi publicado de 1989 até 1995, contando com 326 capítulos. Em animê isto rendeu 291 episódios (Três arcos principais e um pequeno arco filler). Infelizmente de pura enrolação. Exatamente por não deixar de fazer sucesso, coisas simples que acontecem na série demoravam episódios e mais episódios.

Roteiro: 9
As coisas demoram demais para acontecer, mas a história não se perde, como no caso de CDZ. Para mim, a Saga do Cell ficou um pouco difícil de engolir. Como que um cientista monta androides que são mais fortes que o Goku, sendo que nem existia uma tecnologia que chegasse perto disto antes? Mesmo assim não deixa de ser legal.
Animação: 8
O desenho ficava um pouco desleixado em algumas cenas que mostravam os personagens de longe. E como os outros dois, possui aberturas e encerramentos muito boas, o único problema era 2 músicas de abertura para 291 episódios, ficava muito repetitivo.
Direto ao ponto: 6
Só digo isso: Cinco minutos em Namekusei demoraram incontáveis episódios.
Total: 23

(Aí também tem aberturas do DB, DBGT e DBKai, não chei um vídeo melhor)



Portanto o vencedor é Yu Yu Hakusho!
Ele pode não ter feito o sucesso de Dragon Ball Z ou ter recebido o mesmo hype que Os Cavaleiros do Zodíaco, mas cumpre sua missão melhor do que os dois.
Com até certo pesar no coração tenho que admitir isto, pois CDZ e DBZ são mais nostálgicos para mim. Yu Yu é bem melhor como animê.
Como bônus ao vencedor, as aberturas e encerramentos dublados:


Espero que tenha gostado.
Deixe sua opinião nos comentários e ajude a divulgar o blog, por favor.
Até o próximo post!
(E já são mais de 300 views, valeu mesmo galera!)









13 comentários:

  1. gostaria de discordar com você mas Dragonball Z é enrolado demais (até irrita as vezes), se fosse levado em consideração o Kai ele empataria em primeiro lugar com Yu Yu Hakusho de acordo com seu metodo de pontuação e minha opinião :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É ruim falar mal de DBZ hahaha
      E isto do Kai é verdade, o Kai perde todo o ruim da enrolação do DBZ. Agora em abril vão adaptar a saga do Boo!

      Excluir
  2. só li verdades nesse post, parábens.

    ResponderExcluir
  3. no caso do yuyu hakusho, parece que o autor meio que foi forçado a fazer mais 2 sagas dps do torneio das trevas. provavelmente quando chegou na saga do raizen ele já estava de saco cheio, mas ainda sim, foi um final que deu pra engolir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Togashi sempre é "forçado" a fazer mais do seu mangá. Ele é beeem preguiçoso! hahaha

      Excluir
  4. Concordo com você sobre o DBZ, a enrolação era demais, eu não conseguiria assistir de novo (só aguentaria o Kai).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu recomendo o Kai, e é claro se puder baixe na melhor qualidade possível.

      Excluir
  5. Então... discordo da parte de nao ter tecnologia para os androids ja q num mundo q uma casa pode ser guardada em uma capsula acho q androids são o de menos ^^
    em todo caso... nao gosto de CDZ, nem DBZ, nem yu yu hakusho... eu amo shounens de porrada mas prefiro a nova geração do que a antiga (bleach, toriko, one piece)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que você não entendeu o que eu quis dizer. Tecnologia para construir um andróide existe, mas para ele ser tão forte assim acho pouco provável, tem muito cara de Deus Ex Machina isto (não me refiro ao jogo e sim a expressão).

      Excluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Concordo! Gosto muito de CDZ e Yu Yu Hakusho, mas pra mim Yu Yu é melhor e meu favorito. Cada personagem consegue ser muito diferente do outro, são realmente personagens humanos, até as roupas mudam. Dentre os principais não consigo saber qual meu favorito, são todos muito bons e diferentes entre si. Personagens como Genkai, Botan, Koenma, Mukuro e Yomi, mesmo não sendo os protagonistas, tem luz própria e são muitobem aproveitados, claro, cada um em certa parte da história. O melhor é que o anime não estragou isso, mesmo tirando coisas mais pesadas, como a história da Mukuro.

    Já CDZ perde muito com a encheção de lingüiça pro anime. A Saga de Asgard foi maravilhosa, mas fora isso é mesmo muito repetitivo ver o Shun SEMPRE sendo salvo pelo Ikki, Saori sendo pega ridiculamente, Marin apanhando e apanhando só pra enrolar, Cavaleiro de Cristal... Só pra ter mais episódios. Acaba ridicularizando os personagens vítimas da TOEI e tornando repetitivo o anime. Quem nunca se pegou falando: "Shun sendo salvo de novo?! Que saco...", "Como essa deusa é tão mongol?" ou "Marin mestra do Seiya, como pode apanhar tanto de homens sem armadura?" ? Sem falar as contradições geradas com o anime...

    Dragon Ball é também muito bom, mesmo muito explorado comercialmente. Ainda sim acho que perdeu menos na animação que CDZ.

    Grande texto, parabéns!

    ResponderExcluir