segunda-feira, 10 de março de 2014

O Limite Gerado Pelo Preconceito

Olá leitores!

Hoje falaremos sobre algo que é meio fora do que vocês estão acostumados no blog. Vocês já irão entender.

Você sabe o que é preconceito?
Segundo o dicionário on-line Priberam:

pre·con·cei·to
(pre- + conceito)
substantivo masculino
1. Ideia ou conceito formado antecipadamente e sem fundamento sério ou imparcial.
2. Opinião desfavorável que não é baseada em dados .objetivos. = INTOLERÂNCIA
3. Estado de abusão, de cegueira moral.
4. Superstição.

Eu sei o quê vocês estão pensando, mas não vou falar sobre preconceito racial/sexual/religioso.
Acho que já existe campanhas demais sobre isso, o assunto já é meio batido, talvez fale disto num outro post.

Vou falar sobre preconceito contra as coisas. Para ser mais específico sobre as mídias.

Eu sou um cara que gosto de mangás/animês desde pequeno. Tenho a coleção completa do Cavaleiros do Zodíaco que fiz na 4ª Série até hoje. Eu só não comento  isto muito com as pessoas.
Qualquer um que não entenda, falaria: "Mas nossa, isso não é coisa de criança?"
É obvio, uma parte desta mídia é especificamente voltada para o público infantil, mas é só uma parte.
Existe mangás para adultos, a leitura deles seria muito perturbadora para uma criança.

Ou me diga se uma criança pode ler algo como PUPA? Eu até peguei uma imagem "leve" da série para colocar neste post.

PUPA é a história de uma menina que vira um monstro que come gente,e o irmão dela tenta reverter a situação.
Enquanto ele não consegue, ela devora sua carne tanto na forma humana, quanto na de monstro.
O prazer que ela sente ao se alimentar é similar ao sexual.

Então uma pessoa que considera mangás "infantis", por mais que não entenda nada sobre o assunto, nunca poderá se divertir lendo um, pois ela é preconceituosa.

Desculpe falar assim, mas dá para perceber o quanto isso é idiota?

Uma pessoa deixa de se divertir por um conceito sem fundamentos que ela criou anteriormente. 
E em muitos casos só porque uma pessoa disse para ela que é ruim.

Você não aproveita as oportunidades de diversão simplesmente porque você é teimoso.

Eu não estou dizendo que você tem de gostar de mangás, mas sim que você deve entender sobre algo antes de poder falar mal. 

Apesar que mesmo que a pessoa no caso, goste de mangás, ela deixaria de ler um que ela adoraria por ter preconceito. A série JoJo Kimyou na Bouken/As Bizarras Aventuras de JoJo é um dos principais exemplos.
O criador/desenhista da série Hirohiko Araki tem um estilo de desenho fora do padrão. Ele se inspira na arte moderna, então os movimentos do corpo humano e as poses que os personagens ficam são exagerados. Para uma pessoa de fora que não entenda pode parecer "gay".

Esta é uma pose característica de JoJo.
Muitas pessoas falam mal só por verem uma imagem ou outra fora de contexto. Concorda que só de você ver a imagem acima você não consegue saber sobre o que é a série? 
Se você fala mal de algo que nem sabe o que é, você pode soar preconceituoso, babaca e arrogante.
A não ser que você seja realmente estas três coisas que acabei de citar. Então fale mal a vontade, as pessoas não te levam a sério mesmo.

Eu usei os mangás de exemplos, isto serve para qualquer coisa. Serve para filmes, livros, músicas e etc.

Exemplo Pessoal: Eu não gosto dos Beatles, mas nem por isso eu falo mal. Eu tenho plena consciência de que se eles nunca tivessem existido, não teria muita coisa que eu gosto. 

Eu seria hipócrita se eu falasse que os Beatles são uma perda de tempo.

Outro exemplo de preconceito: "Eu não assistirei o filme X, pois o ator Y fará parte dele."
As pessoas que dizem isso nem deram chance a algo novo.
Seria isto alguma espécie de medo do desconhecido?

E na maioria dos casos que eu presenciei, a pessoa que faz este tipo de comentário fala como se fosse um crítico de cinema. Sendo que nunca foi numa peça de teatro, ou nunca leu um livro.

Só porque não é de seu agrado que é necessariamente ruim. Ou tudo que sai no cinema é feito sobre encomenda para você?

Outro preconceito que existe é de admiradores de uma determinada mídia menosprezarem outra.
Um exemplo: Pessoas que leem livros técnicos e de histórias de não-ficção rebaixarem HQs e livros de ficção a histórias de crianças e pessoas incultas.
Gostaria que uma dessas pessoas pegasse algo como Sandman ou a Torre Negra e lessem.
Duvido que entenderia, ela já colocou os anteolhos em si mesma.

Sandman, que conta a história de Morpheus, o Sono, fez
muito sucesso por ser algo fora do padrão de tão genial.
É a melhor HQ que eu já li.

Você não precisa ser um expert em algo para falar sobre.
Você pode falar: "Eu não consegui ler inteiro o livro X, pois o autor escreve da maneira Y, e por isto não consegui entender a obra direito. Você entende sobre Y? Quem sabe se você me explicar eu não acabo gostando".
Afinal falar sobre algo que você não entende é ilógico.
E o homem sem lógica é... um macaco, talvez.

Eu não estou tirando o seu poder de não gostar de algo.

Só quero que você reflita que se você abre uma discussão sobre algo, deve estar aberto para a opinião alheia (que pode muito bem saber mais sobre determinado assunto que você).

Isto se chama discussão de verdade.
É o simples fato de cada um expor as suas ideias para todos obterem a "verdade".

Afinal ser teimoso e preconceituoso te limita.
O ser humano não nasceu para ser limitado.
Ainda estaríamos na Idade da Pedra se fosse assim.

Dê uma chance a você mesmo e ao que está ao seu redor, não seja uma pessoa limitada.

Espero que tenha gostado!
Compartilhe o blog, deixe um comentário com a sua opinião, e curta nossa página no Facebook.

Até o próximo post!

Um comentário:

  1. Muito verdade isso a pessoa fica falando mal achando gay ou infantil algo que muitas vezes nem é e seria algo que esse babaca até gostaria mas ele não lê pois é preconceituoso.

    ResponderExcluir