segunda-feira, 3 de julho de 2017

TIGER MASK W

Olá leitores,

Agora finalmente formado estou voltando com as atividades do blog!

E bem no último fim de semana da data em que esta postagem estava sendo escrita acabou o anime Tiger Mask W. O review a seguir NÃO possui SPOILERS!

Então vamos ao post!

Logo do anime com os dois personagens principais.

Tiger Mask é um anime de 38 episódios produzido pela Toei Animation que começou a passar em 1º de Outubro de 2016 e terminou em 1º de Julho de 2017. Ele é uma continuação do anime de 1969 Tiger Mask.

O anime original se passa na década de 70. É a história de um wrestler japonês chamado Naoto Date, que usa o nome Tiger Mask no ringue nos EUA, muda de vilão (heel) para mocinho (face) ao voltar para sua terra natal. Ele faz isso, pois percebe que as crianças idolatram o Tiger Mask e ele não quer que elas admirem um vilão.

Tiger Mask era originalmente um wrestler de um grupo chamado Covil do Tigre e seu nome lá era Yellow Devil. O Covil do Tigre é um grupo que só treina heels e quando Tiger Mask saiu, eles juraram vingança contra ele e mandam assassinos e outros wrestlers para mata-lo. No final Tiger Mask vence e acaba com o Covil do Tigre.

Tiger Mask W se passa nos dias atuais e NÃO existe a necessidade de ver o original para entende-lo.
O personagem principal também se chama Naoto Date e ele começa a treinar wrestling com um grupo chamado Zipangu Pro-Wrestling. Lá ele faz amizade com Takuma Fuji, o filho do líder desse grupo, Daisuke Fuji.

Naoto Date como Tiger Mask

O Covil do Tigre se reergueu usa um grupo chamado Global Wrestling Monopoly (GWM) para dominar o wrestling japonês. A GWM desafia a Zipangu para uma luta e Daisuke Fuji luta contra Yellow Devil. Sendo membro do Covil do Tigre, Yellow Devil usa vários truques sujos para ganhar e depois de declarada a vitória continua batendo em Daisuke.
Daisuke é hospitalizado e sua carreira como wrestler acabou, já que agora ele vive de cadeira de rodas. Naoto e Takuma acabam se separando, mas ambos tem grande desejo de vingança contra o Covil do Tigre.

Naoto vai treinar com Kentaro Takaoka, um senhor que conheceu o Tiger Mask original e também já vestiu a mascara do Yellow Devil.
Takuma viaja para os EUA e resolve entrar para o Covil do Tigre na expectativa de destrui-lo por dentro.

3 anos depois os dois entram no cenário profissional de wrestling japonês.
Naoto usa a máscara e o nome de Tiger Mask e se afilia ao NJPW (New Japan Pro-Wrestling/Shin Nihon Puroresu), um grupo de wrestlers face que tentam impedir o monopólio do Covil do Tigre.
Takuma volta ao Japão como Tiger The Dark e luta ao lado da GWM/Covil do Tigre.

Takuma Fuji como Tiger The Dark
Por usarem máscaras e nomes falsos, Naoto e Takuma não percebem a identidade um do outro e estão destinados a lutar por mais que ambos ainda possuem o desejo de vingança contra o Covil do Tigre.

Isto tudo que escrevi serviu como uma boa sinopse, e a história ter tudo isso de setting algo extremamente positivo.

Infelizmente o anime é muito mal executado.
Ele não se decide se é um daqueles animes que tem o vilão da semana e que os episódios tem nenhuma relação um com o outro, ou se ele é realmente um história sobre wrestling e vingança.
O estilo da animação até achei interessante, mas é mal animado.
O fato deles terem feito um anime que não é tão sério acabou tirando um pouco do ritmo dos episódios. E o desenvolvimento de personagens é minimo, tornando pouco importantes a grande maioria deles
Existem muitos episódios que somam muito pouco pra história e suas lutas não são muito interessantes. Dava pra resumir os 38 episódios em 25 que não ia se perder nada.


A logo da NJPW. É uma organização real de wrestling e alguns dos personagens do anime são lutadores reais

Mesmo  assim, é um bom anime!

Tem lutas muito boas. O episódio 4 em que o Tiger Mask luta contra o Red Death Mask é sensacional. É uma pena existirem poucos episódios que são tão emocionantes na série.
Os dois arcos finais são muito bons e criativos, você fica muito ansioso pra ver o que vai acontecer a seguir.
A luta final e o desfecho são incríveis e salvam o anime de muitos dos pontos negativos dele.
Tem até um episódio extra que soma mais ainda a isso.

Eu gosto bastante de um dos principais temas da série que é: um homem não pode desistir e tem que lutar não importa as dificuldades. Essa força de continuar lutando e superar os obstáculos o torna num tigre.

Naoto e Takuma devem se tornar tigres para lutar contra Yellow Devil e o Covil do Tigre.

Eu pratico artes marciais desde pequeno, mas nunca dei muita atenção para o wrestling por achar que ele era falso. Tiger Mask W me fez passar por cima deste preconceito e eu consigo entender a performance que  compõe o wrestling. Muitas das técnicas usadas na série são muito legais e fico com cada vez mais vontade de entender melhor das regras do wrestling e começar a acompanhar as lutas que passam na TV. E isso é mais um ponto positivo para o anime!

Os produtores deviam ter focado mais em o Takuma tentar sabotar o Covil do Tigre, já que ele só resolve fazer isso nos 45 minutos do segundo tempo. Se isso fosse um processo gradual enriqueceria a história e o personagem.

Também deveriam ter focado mais em o Covil do Tigre tentar acabar o com o Tiger Mask sem medir esforços. Isto também enriqueceria muito a história se tivessem mais lutas que o Naoto estivesse em desvantagem, mas arranjasse um jeito de superar as dificuldades. Ou seja, se tornar um tigre cada vez mais ao passar dos episódios.


E você, já se tornou um tigre?

Portanto, esse anime seria muito melhor se ele seguisse os temas que ele mesmo criou no primeiro episódio e desenvolvesse os personagens.
Isto não é algo necessariamente ruim, já que isso não estraga o anime. Ele só deixa de explorar todo o potencial que tinha.

Deu pra ver que a equipe que fez esse anime tinha muita paixão pelo projeto, mas eles ficaram meio perdidos em como executar a série.
Paixão é algo muito importante nas obras, pois é isso que me faz agora depois de tudo isso, depois de altos e baixos com a série, dizer para assistir Tiger Mask W! Vale muito a pena, tanto se você gosta ou não gosta de wrestling. Se você não gosta, muito provavelmente vai começar a gostar assim como aconteceu comigo.

Nota: 6,8/10

Espero que tenham gostado! Eu estou muito feliz com a volta do blog!
Não esqueçam de dar aquela força comentando, compartilhando com seus amigos  e curtindo a nossa página no Facebook. Só quem curte o Blog Overdrive torna-se um tigre!

Até o próximo post!